LEI DE INCENTIVO À CULTURA, MINISTÉRIO DA CULTURA,
MR MINERAÇÃO E CLAROESCURO APRESENTAM

Oficinas

Saberes da Terra: da roça à mesa
com Grazielle Dutra

18 a 23/08, 9h às 15h


Local: Praça Pio XII, 27
Centro, Santa Bárbara – MG

Período de inscrição:
1º a 5 de agosto de 2025

Durante uma semana de consultoria no Restaurante Leila, participantes vivenciam saberes e práticas que transformam ingredientes da roça em pratos autorais. A proposta une a tradição culinária local a processos formativos, dando continuidade à experiência iniciada na edição do Bárbara de Cocais de 2024. É uma cozinha viva, criativa e afetuosa que, além de alimentar o festival, amplia repertórios, compartilha técnicas e fortalece vínculos entre as pessoas e o território.

Grazielle Dutra é chef de cozinha e celebra os saberes da terra com criações autorais enraizadas na tradição. Transforma ingredientes do quintal em poesia no prato, com respeito ao tempo, ao fogo e ao fazer ancestral. Atua em consultorias, buffet afetivo, cursos e aulas-show, levando à mesa sabores autênticos, memória e identidade. / O Espaço Leila, fundado em 1992, é um lugar dedicado à culinária mineira e ao resgate dos sabores afetivos da infância. Com ambiente acolhedor, trilha sonora cuidadosa e espaço versátil, é hoje referência em almoços com self-service e na realização de eventos sociais e corporativos em Santa Bárbara.

O cinema ao redor
com Gustavo Jardim

19 a 22/08, 8h às 11h


A oficina propõe experiências audiovisuais para explorar o mundo por meio de imagens e sons. A partir do contato com o cinema experimental, os participantes articulam novas formas de perceber seus territórios e criar sentidos singulares sobre o cotidiano. A proposta estimula a composição de olhares, sonoridades e poéticas sobre a cidade, produzindo processos de escuta, criação e reflexão coletiva. Em grupos, os participantes podem desenvolver seus próprios filmes com câmeras pessoais e acervos disponíveis, aproximando arte e vida e abrindo espaço para imaginar outras formas de ver, sentir e aprender com o entorno.

Gustavo Jardim é cineasta, curador e educador. Atua como diretor de filmes documentários, experimentais e videoinstalações. É mestre em Cinema e Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e doutor em Comunicação Social pela mesma universidade, com período sanduíche na Universidade de Chicago. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência e o Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS/UFMG). É diretor e coordenador artístico-pedagógico da 4 Folhas Audiovisuais, produtora dedicada à realização de filmes e projetos culturais. Colabora com a Rede KINO de Cinema, Audiovisual e Educação na América Latina e com o South Side Home Movie Project (Universidade de Chicago).